Blog
O que deve saber sobre o mercado imobiliário
Blog
voltar \ Um em cada três portugueses não consegue pagar despesas imprevistas

Um em cada três portugueses não consegue pagar despesas imprevistas

08 mai 2020
Um em cada três portugueses não consegue pagar despesas imprevistas
Um terço dos portugueses (33%) – um em cada três – não conseguia pagar despesas imprevistas no ano passado. Fonte: Idealista News

Os números são relativos a 2019, ou seja, a uma era pré-pandemia de novo coronavírus, mas são alarmantes: um terço dos portugueses (33%) – um em cada três – não conseguia pagar despesas imprevistas no ano passado. Trata-se de um valor ligeiramente inferior ao verificado no ano anterior (33,3%), mas ligeiramente superior ao registado na média da União Europeia (UE): 32%.

Os dados revelados pelo Eurostat permitem ainda concluir que a percentagem de portugueses que não conseguia pagar despesas imediatas é agora superior à registada em 2017 (31,5%).

Eurostat
Eurostat

Relativamente ao ano passado, e segundo o gabinete de estatísticas da UE, é na Croácia que mais cidadãos são incapazes de fazer face a uma despesa financeira inesperada. Seguem-se na lista Letónia, Grécia, Chipre e Lituânia, por esta ordem. Portugal surge na 12ª posição da tabela.

Em sentido inverso encontra-se Malta, que é, desta forma, o país da UE que melhor lida com situações de despesas financeiras imprevistas.

Veja Também